segunda-feira, 24 de março de 2014

Cia Carona comemora os 10 anos da escola no Dia Mundial do Teatro


Há uma década, as experiências da Cia Carona passaram a fazer parte do dia a dia do Teatro Carlos Gomes, quando o grupo assumiu as aulas da escola de teatro. Para comemorar, alunos e ex-alunos relembram os espetáculos de maior sucesso destes 10 anos na próxima quinta-feira (27/3), quando também é celebrado o Dia Mundial do Teatro. O evento começa às 20h, no Auditório Heinz Geyer, e contará com as apresentações de cenas breves das peças produzidas para as 16 mostras de teatro realizadas durante todos esses anos.


Desde 2004, mais de 100 espetáculos originais já foram encenados e a maioria dos textos foi elaborado pelos próprios alunos, após as experiências vividas em sala de aula. Uma das personagens que retorna aos palcos nesta comemoração é a travesti Franciele, da peça “A Outra Cidade”, criada para a Mostra de Teatro de 2009 a partir de entrevistas nas ruas de Blumenau e que dialoga com Neusa Sueli, prostituta do texto "Navalha na Carne", escrito por Plínio Marcos em 1967. Esse entrosamento de personagens é uma inspiração para os alunos da Carona, tanto que o clown de “O Mofo Não Tem Graça”, criado também para a Mostra de 2009, volta neste evento para se relacionar com os zumbis de “Desliga!”, peça original da Mostra de 2012.

O diretor da Carona Escola de Teatro, Pépe Sedrez, explica que essa interligação de histórias é resultado de um trabalho baseado no coletivo. “Será uma noite tão multifacetada quanto a nossa própria história”. Para deixar a data ainda mais saudosa, as crianças que apresentaram o espetáculo “Anjinhos” na 1ª Mostra, em 2004, estarão de volta com 10 anos a mais. “Acompanhar o desenvolvimento dos alunos, desde as aulas iniciais, durante o ano letivo até a apresentação no palco, diante da plateia ou já fora da escola, nos enche de orgulho e nos motiva a seguir com o trabalho”, revela Pépe.

O teatro em Blumenau

O teatro em Blumenau sempre foi uma tradição. Ainda no fim do século 19 foi fundada a Sociedade Teatral Frohsinn, onde Rose Gaertner encenava e produzia peças teatrais. O espaço foi herdado pela filha de Rose, Edith Gaertner, que se consagrou atriz. Tudo isso ajudou para que, na década de 1960, escolas e comunidades da cidade pudessem apreciar espetáculos infantis do Grupo Vira Lata, sob direção de Carlos Jardim.

Com o passar dos anos, os grupos continuaram desenvolvendo a prática do teatro em escolas e os palcos do Teatro Carlos Gomes começaram a receber espetáculos de circulação nacional. Em 1975, a Furb implantou o curso de Educação Artística, com o objetivo de profissionalizar o setor e criar estratégias para que as pessoas criassem o hábito de ir ao teatro. Depois de 20 anos, o curso de Artes da Furb abriu o bacharelado em Teatro e em 2004 o Teatro Carlos Gomes selecionou a Cia Carona, grupo fundado em 1995, para administrar a escola de teatro. É por isso que hoje Blumenau é reconhecida por eventos como o Festival Internacional de Teatro Universitário e o Festival Nacional de Teatro Infantil, que levam o nome da cidade para todo o Brasil.

Carona Escola de Teatro comemora 10 anos
Data: 27 de março de 2014, às 20h
Local: Auditório Heinz Geyer, no Teatro Carlos Gomes
Ingressos: entrada gratuita
Informações: 47 3340-2317

Oficina das palavras | Sabini Roncaglio 
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário :)