quinta-feira, 27 de março de 2014

Escolas de Blumenau e de cidades vizinhas agendaram a presença na programação especial do Parque da Leitura

As comemorações do Parque da Leitura imprimem até sábado uma nova dinâmica aos usuários do Parque Ramiro Ruediger. Escolas da rede pública municipal, estadual e particular de Blumenau e de cidades vizinhas como Ilhota, Gaspar e Timbó agendaram a presença na programação especial alusiva à comemoração do aniversário do primeiro ano da iniciativa da Fundação Cultural que oferta leitura quinzenal aos frequentadores do parque.

Desde segunda-feira, dia 24 de março, até sábado, dia 30, o Parque Ramiro Ruediger está tendo sua paisagem mudada por três ilhas de leitura e um verdadeiro desfile de alunos. Nesta quinta feira foi a vez de Poesias Andantes, Histórias Diversas e do contador de histórias Pochyua Andrade, que encanta a todos com as histórias e suas músicas. “Os livros disponíveis já nas primeiras horas do dia convidam as pessoas que se exercitam a parar e explorar as possibilidades de leitura,” comenta Patricia Constâncio, coordenadora do Parque. “Escolas agendaram leitores de diferentes idades. Crianças de 4 anos compareceram com colegas para ouvir e se divertir com diferentes histórias”, conta.

Instantes depois dos contos, grupos de adolescentes se espalham pelos espaços de leitura para coletar histórias de dramas, mistérios e possibilidades de acesso aos mais diferentes textos. “Muitos foram os momentos que, ao convidar as crianças para prosseguirem, ouve-se: Já? Tem que ser agora? Não podemos ficar mais um pouco?", registra Patricia.

A Coordenadora Pedagógica do Centro de Educação Infantil Walter Rosemann, do Fidélis, Rosa Cecília Duarte dos Santos Bahr, acompanhou um grupo de crianças de 3 a 5 anos. “Circular pelos livros me encanta, ver as crianças interagir com as histórias e os contadores foi fantástico”, observa. “Movimentos culturais como esse devem ocorrer com mais frequência”, sugere.

Na avaliação da coordenadora pedagógica do CEI Franz Volles, Alexandra Cidral dos Santos, o Parque da Leitura é um espaço onde a natureza, o lazer e o conhecimento se completam. “Conheço o trabalho e a pessoa da Patricia há muitos anos. Sei a paixão que ela tem e dedicação quando encabeça um projeto, principalmente da literatura”, relata. “Ouvir histórias, estar entre livros é tudo de bom! Com várias temáticas e experiências diversas: cantor, escritor, crianças das escolas e gêneros de leituras é muito significativo”, complementa.

Alexandra levou o grupo de profissionais do CEI para participar das comemorações de um ano do Parque da Leitura, pois acredita ser importante vivenciar e ser contemplada com estas experiências. “Estar do lado de ouvintes, de expectadoras, participantes e observadoras é uma outra experiência que recomendo a todos”, finaliza.

Um ano do Parque da Leitura
Data: 24 a 28 (para as escolas) e 29 de março (aberto ao público)
Local: Parque Ramiro Ruediger
Horário: das 8h30 às 17h
Instituição promotora: Fundação Cultural de Blumenau
Idealizadora e coordenadora do projeto - Patrícia Constâncio
Secretarias envolvidas: FCBlu (promotora) SEMED e FMD (apoiadora)
Apoio cultural: Calesita Indústria de Brinquedos Ltda e Cheff Manu restaurante

via PMB | Texto: Sérgio Antonello
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário :)