quinta-feira, 27 de março de 2014

Obras de construção do Abrigo Municipal de Animais a todo vapor

Previsão é entregar o abrigo funcionando no início de junho.

O tempo estável dos últimos dias tem contribuído para as obras de construção do Abrigo Municipal de Animais, na rua Curt Klein, uma transversal da rua Dr. Pedro Zimmermann, na Itoupava Central. Os trabalhos se concentram na colocação na estrutura de madeira para a cobertura com telhas onde vai funcionar o setor administrativo do abrigo. Até sábado a cobertura estará finalizada, com o início dos serviços de reboco das paredes também dos prédios do Canil e Gato, que vai servir para a permanência dos animais e o setor de isolamento destinado aos portadores de doenças e que precisam de cuidados especiais.

Com um investimento próprio de R$ 370 mil, a previsão da Prefeitura é de entregar o empreendimento pronto à população até o início de junho. O Abrigo Municipal de

Animais terá 392 metros quadrados de área construída em uma área total de 1.800 metros quadrados. O objetivo principal é recolher e tratar para adoção os animais de rua que representem perigo ou ameaça às pessoas e também os animais que estejam doentes e que precisam de atendimento médico veterinário.

Segundo o responsável pela Diretoria de Bem Estar Animal, Eliomar Russi, a proposta é deixar o animal pronto para adoção ou devolvê-lo ao local de origem depois de ter recebido os cuidados necessários no abrigo. Por isso, os trabalhos desenvolvidos no local vão se basear nas diretrizes e recomendações do Governo Federal para a manutenção dos animais.

Eliomar também reforça que todos os animais que vão para o abrigo serão vermifugados, castrados e vacinados. “Os animais agressivos também vão passar por um trabalho de ressocialização. Além disso, já se encontra em processo de licitação o serviço de implantação de microchip nos animais no próprio abrigo, o que vai permitir um controle seguro e mais sério na cidade”, explica. “Estamos também com a proposta de realizar palestras a estudantes no local, trabalhando principalmente a posse responsável”, destaca.

Abrigo

Até o ano passado, o Abrigo Municipal de Animais foi erroneamente chamado de Centro de Zoonoses. Isso porque em 2006, um convênio entre a Prefeitura e o Governo Federal, através do Ministério da Saúde (MS), havia declarado o empreendimento com este nome. Em setembro de 2010, esse convênio foi extinto em comum acordo entre as partes em função de problemas encontrados no processo.

A retomada das obras do abrigo também é resultado de uma liminar concedida à Prefeitura que aguardava pela solução de uma faixa de terra localizada junto ao acesso do abrigo.  De acordo com Eliomar, em dezembro do ano passado, a justiça determinou a rescisão e integração de posse do terreno à Prefeitura de Blumenau, permitindo começar os trabalhos. Além disso, o responsável pelo Bem Estar Animal explica que a rua de acesso ao abrigo não era nominada, ficando conhecida como rua Dr. Pedro Zimmermann “A rua de acesso agora é denominada de Curt Klein, através da 7.708 da Câmara de Vereadores”, diz.

via PMB | Texto: Joni César 
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário :)