segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Seminário sobre design sustentável fecha a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Sebrae_seminário

Foto: Luís C. Kriewall Filho

A última atração da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, ministrada por Luiz Fernando Figueiredo, desmistificou o conceito de design para cerca de 200 pessoas, entre empresários e alunos, na noite de sexta-feira (25), no Salão Multiuso, do SENAI Blumenau.

O engenheiro, professor e pesquisador na área de design, com ênfase em Design e Inovação Social, especificamente com informação e sustentabilidade em produto e processo, iniciou o seminário esclarecendo: “Antes da sustentabilidade tem que se trabalhar a palavra responsabilidade, tanto a social, quanto a econômica e a ambiental. A sustentabilidade é a consequência e não a meta do objetivo. E o design é mediador para isso.”

Em tom didático, Figueiredo abordou temas como inovação, responsabilidade social, pesquisas de mercado, construção de identidade visual, redes de relacionamentos, a busca por identidades culturais e a valorização do produto local nas regiões de Santa Catarina. “O design é uma atividade criativa, ajuda a melhorar a vida das pessoas através da criação de artefatos necessários”, afirma.

Segundo o palestrante, inovar é agregar valor ao produto desenvolvido. A inovação tecnológica é um termo aplicado em novidades de processos de produtos e, quando se fala em produto, entra a sustentabilidade (termo que significa promover o próprio recurso). O conceito de sustentabilidade é uma nova abordagem que integra os princípios econômicos, ambientais e sociais com mais retorno de capital. Tudo isso para que a comunidade viva melhor consumindo menos, reformulando o contexto de suas vidas.

O consultor empresarial, Marcondes Ernizio, comenta que participar de um evento como este é ter todo o apoio que o empresário precisa para desenvolver novos produtos e serviços. “Seminários assim fazem com que o empresário abra a cabeça e pense novos conceitos do que o consumidor espera no produto final.”

Para a consultora de empresas de RH e empreendedorismo, Eliane Perin, o assunto abordado no seminário amplia a visão e desmistifica o termo e as concepções sobre design: “As possibilidades de uso no reaproveitamento dos materiais, o conceito de inovação é superinteressante, é você pegar dois objetos/produtos e transformá-los num terceiro”, explica.

via New Age Birô de Comunicação

Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário :)