Todos blumenauenses educados em escola pública municipal, conhecem a história do fundador de Blumenau. Mas muita gente nem imagina que esse é o quarto lugar em que a estátua do Dr. Blumenau ela está localizada.
Ela foi inaugurada em 21 de abril de 1940 na Alameda Rio Branco, onde era o antigo Cine Bush.
Em 1950, como parte das comemorações dos 100 anos de Blumenau, foi transferida para a praça Nereu Ramos, onde ficou até até 1967. Aí chegaram à conclusão que seria mais interessante que o Dr. Blumenau ficasse no comecinho da Rua das Palmeiras, idealizada por ele e próximo à casa onde viveu, hoje museu da família colonial.
Em 10 de agosto de 1998 a escultura foi removida para o interior do Mausoléu Dr. Blumenau, então fechado ao público, com o objetivo de limpá-la para a sua conservação. Só quase um ano depois, em outubro de 1999, marcando o centenário da morte do Dr. Blumenau, a estátua foi finalmente colocada no pátio defronte ao Mausoléu, onde permanece até hoje.
Mas tem muito mais detalhes interessantes, que você pode conferir no blog do cientista social Adalberto Day, o melhor lugar para conhecer a história de nossa cidade.
Bela postagem Claus.
ResponderExcluirÉ uma história que todo blumenauense deveria saber.
Obrigado e fique a vontade em utilizar e republicar minhas postagens.
Adalberto Day cientista social e pesquisador da história.
Obrigado Adalberto. Já sou seu fã e leitor. Gostaria que muitos blumenauenses se contagiassem pela excelente leitura que seu blog oferece. Abs
ResponderExcluir