sexta-feira, 27 de setembro de 2013

O projeto vai beneficiar 172 mil habitantes

O Samae de Blumenau vai investir no próximo ano R$ 10.041.155,91 na ampliação da captação de água bruta pela Estação de Tratamento de Água (ETA II), hoje responsável por 70% do abastecimento do município. O projeto, que vai beneficiar 172 mil habitantes, foi encaminhado ao Ministério das Cidades para incluir a obra no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC II). De acordo com a autarquia, atualmente o sistema de captação e abastecimento da ETA II nos períodos de catástrofes fica comprometido, pois a água tratada (90%) é captada na Central Hidrelétrica da Celesc, no bairro Salto, sendo conduzida por uma adutora.

O projeto prevê também a abertura de um poço de remanso hidráulico (por gravidade) para decantação da água bruta antes do acesso à tubulação. O objetivo é reduzir sensivelmente o volume de materiais orgânicos e minerais já na captação. Além disso, sugere ainda um novo traçado para a adutora, com uma extensão de 1.400 metros de tubulações em ferro fundido com maior diâmetro. A medida visa ampliar a vazão do sistema e impedir a interrupção do processo de tratamento e consequentemente o abastecimento no município.

 

Bairros

Com previsão de um ano para conclusão da ampliação, o projeto vai permitir a captação de água bruta com capacidade nominal de 1.200 litros por segundo. São 17 bairros que serão beneficiados em Blumenau com a iniciativa: Fortaleza, Fortaleza Alta, Itoupava Norte, Itoupava Seca, Victor Konder, Nova Esperança, Ponta Aguda, Tribess, Água Verde, Velha, Velha Central, Velha Grande, Salto, Salto Weissbach, Passo Manso, Escola Agrícola e Vila Nova.

 

PMB | Assessor de Comunicação: Joni César

Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário :)