quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Chuva causa muitos estragos em Blumenau, mas a região sul foi a mais atingida


Rua Nereu Ramos, bairro Jardim Blumenau | Foto: Gelson de Souza
Rua Nereu Ramos, bairro Jardim Blumenau | Foto: Gelson de Souza


Um verdadeiro dilúvio caiu sobre Blumenau no final da tarde desta terça-feira (16/01/18), entre às 17h e 19h. Praticamente todos os bairros registraram alagamentos e deslizamentos.
As imagens não pararam de vir para nossa equipe de OBlumenauense, em que mostramos imagens dos bairros Salto do Norte, Vorstadt, Centro, Fortaleza, Velha, Vila Nova, Garcia, Badenfurt e as Itoupavas de uma forma geral.

Segundo o Secretário da Defesa do Cidadão, Rodrigo Quadros, em três horas choveu uma média de 55mm na cidade, mas com pontuais muito maiores no Garcia por exemplo, onde choveu 93mm. No levantamento feito pela Defesa Civil e divulgado na manhã desta quarta-feira (17), foram registradas 46 ocorrências na região norte e 90 na Sul, a mais afetada pelas chuvas. No total foram 29 alagamentos, 83 deslizamentos e 29 locais ainda estão em análise de risco.







Durante toda a terça-feira foram registrados 100mm de chuva na estação Araranguá, do sistema Alerta Blu. As outras estações com maior volume precipitação pluviométrica, foram as da Coripós (95,6mm); Parque Ramiro (91,6mm); Glória (84mm); Vorstadt (74,2mm) e Velha Central (72,6mm).

Um deslizamento de terra, levou vegetação e terra sobre uma residência na Rua Pedro Krauss Sênior, bairro Vorstadt. Felizmente, na hora da ocorrência, não havia ninguém em casa. De acordo com os bombeiros, no local morava um homem.







Na Rua São Paulo, próximo da praça Fritz Mueller, bairro Victor Konder, ponto que sempre alaga, o trânsito ficou interditado. Quem passou pela BR-470, bairro Salto do Norte, nas imediações do Trevo do Celeiro do Vale, também ficou preso no trânsito. Cenas de um vídeo mostram um carro enfrentando as águas, que chega a ter correnteza sobre a rodovia.

A região do bairro Itoupava Seca, também sofreu alagamentos. Foi nas imediações do Supermercado Unidos, logo no início, após a praça das Gaitas Hering, na Rua Bahia. Na Rua Visconde de Mauá, uma via que é totalmente livre de enchentes, e fica entre a Rua Engº Paul Werner e a empresa Breitkopf, a tubulação não deu conta e houve uma lâmina de 30 cm no momento mais forte da chuva.

Em outras imagens registradas por Wellington Civiero Ferreira (NW Blumenau), mostra o volume de chuva escorrendo no morro ao lado da Rua Taubaté, bairro Garcia, transversal da Rua Araranguá.

Rua Taubaté, bairro Garcia | Foto: Wellington Civiero Ferreira (NW Blumenau)


Outro local onde é comum alagar, é a região próxima da Santa Clara Veículos, no bairro Vila Nova. No Centro, recebemos imagens da água entrando na prefeitura e uma lâmina de água chega a correr, caindo nas escadas. Na Rua Nereu Ramos, bairro Jardim Blumenau, a região próxima ao IBES também ficou com água na pista.







Região Sul
Garcia - 16
Escola Agrícola - 13
Água Verde - 11
Progresso - 11
Valparaíso - 11
Vorstadt - 9
Velha Central - 4
Vila Nova - 4
Ribeirão Fresco - 3
Glória - 2
Boa Vista - 1
Salto - 1
Itoupava Seca - 1
Passo Manso - 1
Salto Weissbach - 1
Velha Grande - 1

Não foram registradas ocorrências nos bairros Bom Retiro, Centro, Jardim Blumenau, Valparaíso, Victor Konder, Vila Formosa

Região Norte

Fortaleza - 8
Itoupava Norte - 7
Ponta Aguda - 7
Badenfurt - 6
Salto do Norte - 6
Tribess - 4
Itoupavazinha - 3
Itoupava Central - 3
Nova Esperança - 2

Não foram registradas ocorrências nos bairros Fidélis, Fortaleza Alta, Testo Salto e Vila Itoupava


Rua João Gomes da Nóbrega, bairro Vila Nova, próximo a Santa Clara Veículos |  Foto: Tati Morestoni

Rua São Paulo, bairro Victor Konder | Foto: Katia Bortolini Rodrigues.

Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário :)