sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Prefeitura terá sistema de Eleições Online




Sistema será disponibilizado para secretarias, autarquias e fundações.


Fotos: Eraldo Schnaider

A Secretaria de Gestão e Transparência (Segt) da prefeitura de Blumenau, vai disponibilizar para as suas secretarias, autarquias e fundações um novo sistema de eleições online. Com ele será possível realizar eleições via internet, democratizando a informação e ajudando a aumentar a participação dos eleitores e a reduzir os custos das eleições, mantendo padrões de segurança e integridade.

Para o diretor de Sistemas, Inovação e Transparência da Segt, Julio Cézar de Souza Silva, o sistema de eleição online garante o aumento da participação popular, já que os pais poderão escolher o novo diretor da escola de seus filhos no conforto da sua casa ou em qualquer local e horário mais conveniente, desde que tenham acesso à internet e estejam respeitando o período da eleição. O diretor destacou ainda que esse sistema é mais um passo importante para que a Prefeitura de Blumenau se torne um Governo Digital.

O que o sistema permite:

- Pré-eleição: cadastro de eleitores, candidatos ou chapas, membros da comissão eleitoral, perguntas para validação do eleitor e rotina de importação de votantes.

- Eleição: geração de login e senha para todos os eleitores e envio para o e-mail cadastrado, troca de senhas se assim o eleitor desejar, emissão de relatórios, confecção de ata, tela para validação da identidade do eleitor com perguntas, voto branco e nulo e impressão do comprovante de votação.

- Pós-eleição: emissão do relatório de votantes e não votantes. Além de relatório com quantidade de votos brancos, nulos e de candidatos ou chapas.

Vantagens

Segurança: garante o sigilo do voto e a lisura do processo eleitoral, por meio de criptografia dos votos e do canal de comunicação.

- Conforto: o eleitor vota na comodidade de sua casa ou em qualquer lugar com acesso à internet.

- Economia: reduz o custo com eleições, além do eleitor não gastar com deslocamento.

- Facilidade de Uso: processo semelhante à votação tradicional, é fácil e intuitiva.

- Mobilidade: solução responsiva para tablets, smartphones e qualquer dispositivo com acesso à internet por meio de um navegador web.

- Agilidade: rapidez em todos os processos eleitorais. Do planejamento à apuração da eleição, todo o processo é online.

A empresa ganhadora da licitação foi a BR Soluções, que é de Blumenau e tem experiência no mercado tecnológico há oito anos. Segundo o diretor executivo da empresa, Ricardo Costa, o município, que já tem destaque e é reconhecido como polo de softwares, será pioneiro na implantação deste sistema.


Por Maribel Gonçalves , da PMB
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário :)