quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Estudantes da Suécia encerram intercâmbio na região

estudantes da Suécia

Sete estudantes e quatro professoras da Parkskolan, escola da cidade de Ornskoldsvik, na Suécia, retornaram nesta segunda-feira (12/11) para a Europa após duas semanas de intercâmbio cultural e profissional. Em fevereiro de 2013, um grupo de acadêmicos dos cursos de licenciatura em Pedagogia, Artes e Letras da FURB viaja para o país escandinavo para encerrar uma parceria que iniciou em 2003, então com alunos da Etevi, e foi financiado principalmente pelo Programa Internacional para a Educação e Formação (IPK), da Suécia.

As seis estudantes, que estão no último ano de um curso profissionalizante de cabeleireiro em seu país, visitaram salões de beleza da região e ONGs em Florianópolis e Blumenau. No Centro de Educação Infantil Pérola, no bairro da Velha, as jovens cortaram o cabelo de algumas crianças, em uma ação voluntária. Na FURB, tiveram também oficinas de capoeira e psicomotricidade.

“Meu inglês está muito melhor, e foi muito interessante conhecer um país tão diferente do nosso. Você sempre aprende um pouco mais sobre si mesma, e sobre nossa profissão”, afirmou a estudante Hanna Salomonsson. Denice Moberg, por exemplo, estranhou o fato de os salões brasileiros oferecerem um amplo leque de serviços em um só lugar. “Na Suécia, isto é raro. Cada local se especializa em um serviço”, explicou. “Minha mãe sempre me ensinou a não desperdiçar oportunidades. Estou muito feliz de ter vindo conhecer o Brasil”, revelou Amanda Ögren.

Em quase dez anos, 17 professores e 63 alunos das duas instituições participaram do projeto intercultural, que a partir de 2006 passou a envolver alunos da graduação da FURB, fazendo uma ligação entre o ensino médio sueco – trazendo estudantes que estão em algum curso profissionalizante – com o ensino superior brasileiro. “Nossos estudantes utilizam a Parkskolan, na Suécia, como uma escola de observação. Aprendem sobre o sistema educacional deles, sobre estratégias pedagógicas, entre outros”, explicou a professora Diva Martinelli, que coordena o projeto na FURB junto ao professor Edson Schroeder. A ação envolve o Centro de Ciências da Educação e a Coordenadoria de Relações Internacionais.

Fonte: Furb

Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário :)